Pôxa! Atualizei o meu destrave para o LT+ mas o jogo X parou de funcionar, tenho que atualizar de novo?
Não é raro me perguntarem isso. E como vejo muita informação
misturada sobre esse tema na Internet vou tentar tornar o mais claro possível o
que um tem a ver com o outro. Primeiro vou responder a pergunta e depois vou dar
as explicações: Não, você não precisa atualizar novamente o seu desbloqueio,
até o momento o LT+ é o destrave mais atual para os consoles XBOX360 e em breve
será disponibilizado para o XBOX 360 Slim.
Complementando a resposta: o jogo X em questão provavelmente
parou de rodar pois foi ativada na Dashboard a checagem AP 2.5para ele. Mas que
diabos é a AP 2.5?
AP 2.5 é a abreviação de Anti Piracy version 2.5, uma medida anti-pirataria
que já está presente nos discos originais a um bocado de tempo, os rumores
indicam desde o FIFA 2009 (lançado lá em 2008!!) que tem por objetivo
justamente parar, ou no caso, tentar impedir o uso de cópias não autorizadas de
jogos.
Ok, mas se ela existe desde 2008 porque só agora ela está
sendo usada/verificada?
Vamos voltar no tempo e colocar alguns fatos em evidência. Em
maio de 2007 a Microsoft surpreendeu a todos com um BAN maciço de consoles da
Live, obrigando o antigo destrave do Xbox 360, na época chamado de Xtreme, a
ser revisto e com isso surgiu o iXtreme, um firmware “seguro” para a Live com
os seus jogos Stealths. De lá até outubro de 2009 a Microsoft ficou colhendo
dados e novamente nos agraciou com uma onda de BANs.
A diferença entre um BAN e o outro foi a forma com que a M$
descobriu que os jogos eram alternativos. Em 2007 foi a falta dos setores chamados de STEALTH
(SS, DMI e PFI) nos jogos. Estes eram “ripados” (ripar é uma gíria de
informática que significa copiar) sem essas informações, ou seja, quando
comparado com um jogo original, haviam diferenças.
E foi isso que a atualização da Dashboard na época fez.
Usando o famoso “LOG” (registro) do
sistema, que guarda tudo ou quase tudo que já foi executado no seu console*, e
que é enviado a cada conexão com os conexão da LIVE (Z: 8015 – 190D) e da
seguinte mensagem servidores da Live, uma análise era feita e o BAN notificado
no console através de um status de erro no teste de:
Porém, em pouco tempo a resposta foi dada e surgiu o iXtreme, firmware/desbloqueio
criado com a característica de exigir os jogos “STEALTH” e te manter protegido na Live. Assim foi até outubro de
2009 quando o outro BAN assolou os XBOX360.
Caramba, se o firmware/destrave era seguro para a Live, meus jogos
tinham o “STEALTH” porque mesmo assim eu fui banido? O que aconteceu? E o que
isso tem a ver com o AP 2.5 e o LT+?
Respondendo a última pergunta primeiro: “a necessidade é a mãe da
invenção” como diz o dito popular. Agora vamos terminar a explicação. Várias
versões e revisões do iXtreme surgiram. Algumas corrigindo bugs, outras
adicionando drives a lista de compatíveis, outras trazendo mais
funcionalidades, etc. Esta última foi a que matou o iXtreme, que na época do
BAN de 2009 estava na versão 1.6.1 (nunca existiu, oficialmente, um iXtreme
1.7, isso era papo de quem queria vender o peixe mas nem sabia o que tinha
pescado).
Eram tantas funções que o destrave tinha que ele ficou “pesado”, seu
funcionamento se tornou detectável pelos servidores da Live. Então, depois de
um ano e meio na calmaria a M$ tirou alguns milhões de consoles da Live,
nascendo uma nova leva de BANIDOS. E num primeiro momento tinha uma cruel
característica de inibir o funcionamento do HD, corrompendo os dados. Como essa
modificação soou muito mal, a atualização que se sucedeu devolveu a
funcionalidade perdida.
Enfim, como voltar a ter um destrave que permitisse que um console
pudesse rodar os games alternativos e também acessar a Live com o risco mínimo
de banimento: um novo firmware/destrave era lançado – iXtreme LT.
O iXtreme LT (LT de Light Touch – traduzindo livremente “Levemente Modificado”) tinha como principal
característica apenas ativar o uso dos jogos alternativos, não fazendo nada
além disso. Como já era sabido que para a Live é necessário que os jogos tenham
os setores SS, DMI e PFI (o STEALTH) o firmware/destrave assumia que os jogos
já estavam 100% verificados e assim ele só precisava se preocupar em rodar os
games e manter o console na Live, sem rotinas mirabolantes para realizar outras
tarefas, permanecendo incauto.
Cara tu estás me enrolando, até agora tu não falaste do LT+!!
Calma, era preciso apresentar os fatos para entender como funciona todo
esse mecanismo de atualizações da Dashboard pela Live e como isso muda o
comportamento do console. Com o lançamento do Kinect não foi diferente.
Pela sua interface ousada, ele faz uso de você como controle, era claro
que uma nova versão do software do sistema (Dashboard) capaz não só de
reconhecer o periférico mas como interpretar os seus comandos teria que ser
disponibilizada. No lançamento do Kinect em Novembro de 2010, além dos jogos
específicos para uso com o sensor, a Live também disponibilzou esta atualização
da Dashboard. Já se tinha uma pequena noção que algum sistema novo de segurança
estava implementado nela pois as versões de teste (beta) indicavam isso.
Como no ano de existência do LT (ainda LT sem o “+”) não houve
banimentos, salvo aqueles casos grotescos de falta de Stealth, uso dos jogos
antes das datas de lançamentos, etc. ficou claro que já não era possível para a
Microsoft simplesmente identificar o firmware/destrave presente no console. Ou
seja, o iXtreme LT estava cumprindo o seu papel. O que ela fez? Aproveitou a
atualização do console e ativou a proteção AP 2.5, até então dormente.
Inicialmente estava presente em três jogos, sendo que em dois deles a mesma
Dashboard do Kinect (versão 2.0.12611) era instalada ao executá-los: Assassins Creed Brotherhood e Need for
Speed Hot Pursuit. O outro game, ainda era um Wave 6 (a dash agora chamada
de antiga ou pré-Kinect): Fable III.
Ao executar esses games em mídias alternativas num console com os
destraves existentes até então, uma mensagem de erro de disco sujo é exibida
Alguns esquemas alternativos para rodar esses jogos surgiram
rapidamente, botôes mágicos de eject, instalar de forma alternada as
atualizações Beta da Dashboard, etc. Nada muito prático. Foi aí que surgiu o LT+. Na essência o LT+ é firmware/destrave LT com
a capacidade de identificar e responder corretamente as requisições realizadas
pelo sistema AP 2.5.
Neste ponto chegamos na outra metade da história: os jogos. Agora eu já
tenho o destrave que permite burlar o AP 2.5 mas os meus jogos continuam não
rodando, dão tela preta. Essa por sinal é uma característica para se
identificar jogos que tem AP 2.5 mas
o mesmo não está presente na mídia: a tela fica preta por algum tempo evitando
que este console seja marcado (flagado na gíria gamer) para um futuro
banimento. Enquanto a tela estiver preta é possível desligar o console ou
remover o jogo sem nenhum flag. Claro que a tela só fica preta com o LT+, em outros destraves, como já
falamos, vai dar a tela de disco sujo.
Os três jogos citados tiveram o AP
2.5 liberado, inicialmente via patches depois de forma automática no ABGX 360 1.0.5. Como se é necessário
verificar os jogos para usá-los tanto online como offline – apesar de muitos
não ligarem para isso, manter a ferramenta que faz essa verificação atualizada
é muito importante. O ABGX360 é
justamente essa ferramenta.
Por que o AP 2.5 só foi liberado posteriormente para esses jogos? Por
que já não estava presente neles desde a criação? Estou confuso!
Da mesma forma que existe um firmware/destrave capaz de executar os
jogos em mídias alternativas nos nossos XBOX360, existe um firmware especial
responsável para a leitura e cópia dos jogos originais. Um jogo de XBOX360
quando colocado num leitor de DVD (seja no computador, no player de mesa, outro
videogame com a capacidade de reproduzir essa mídia, etc) ele é sempre
reconhecido como um disco de vídeo, igual aquele seu filme predileto, série,
show, etc.
Para que a porção “jogo” seja lida é necessário um leitor especial. Esse
leitor ou é um drive Samsung com o firmware Kreon (nome do criador do mesmo) ou
um drive de XBOX360 com um firmware especial,
o 0800. Nos dois casos, com um desses drives acoplados num PC é possível
realizar a cópia do jogo.
O problema do AP 2.5 está aí. Como até o advento do Kinect, em momento
nenhum essa informação era necesária, ela também não era “ripada” do jogo
original, ou seja, basicamente temos jogos incompletos. Mas para os jogos que
não são AP 2.5 não faz diferença. Se
ele não está ativo, tal parte do disco é ignorada. E o iXtreme LT (isso LT) provou que estava-se no caminho certo, os
jogos sem AP 2.5 funcionam perfeitamente, inclusive online.
Então será necessária a atualização destes firmwares de leitura para que
as formas de copiar os futuros lançamentos, que tenham AP 2.5 já possam ser
realizadas corretamente.
Alto lá! Recentemente eu atualizei a minha Dashboard quando conectei na
Live e agora alguns jogos que tenho estão dando tela preta? O que aconteceu? O
jogo é antigo, nem lançamento é!
É o efeito do iXtreme LT. Como a Microsoft não consegue mais identificar
o destrave diretamente no console ela paulatinamente deve aumentar a lista de
jogos AP 2.5 que são verificados na nova Dashboard. Iniciamos com os três já
citados e no dia 19/01/2011 mais três jogos foram adicionados a essa lista: Call of Duty: Black Ops, Call of Duty:
Modern Warfare 2 e Halo Reach.Não
se sabe o critério que será usado mas para esses três games em particular
parece que foi usado o quesito “popularidade na Live”. Na nova Dashboard deve existir uma lista,
atualizável, e a medida que acharem necessário, novas pequenas atualizações da
Dashboard serão feitas para incluir novos títulos à ela.
Então para poder explicar porque o jogo não funciona, mesmo já com o
destrave atualizado para o LT+ (agora com o “+”), precisamos voltar ao assunto
da cópia do game original. Como não existe, pelo menos não de conhecimento
público – já que os patches e atualizações dos jogos via ABGX360 são liberadas
de alguma forma, um firmware de cópia que leia a informação AP 2.5, todos os
jogos alternativos que passarem a integrar esta lista terão que ser regravados
após liberação do AP 2.5 no ABGX360.
Se você faz a suas próprias gravações será necessário refazer a ISO do
jogo, passar e corrigir a mesma no ABGX360 para depois regravá-la. Se você
compra os jogos, será necessário adquirir uma nova cópia já com o AP 2.5
incluso. Para maiores detalhes de como executar as verificações no ABGX360
recomendo a visita ao BRASIL360.NET . Lá você encontra tudo explicado.
Como o firmware de leitura com AP 2.5 está em fase final de criação,
podemos esperar que os novos releases, que sejam AP 2.5, já venham corretamente
ripados.
E lembrando que nos lançamentos futuros de jogos, como é de praxe da
Microsoft, as atualizações da Live passam a vir nos jogos, tal qual já falamos
antes na versão “Kinect” da Dashboards que está presente em alguns dos jogos
novos. Portanto é certo que um dia essas atualizações que adicionam novos jogos
a lista AP 2.5 estejam presentes em algum jogo. Para evitar surpresas é bom ter
o destrave sempre atualizado.
Atualização
(01/03/11): Dito e feito. O jogo BulletStorm, que apesar de não ser AP 2.5,
trás a atualização 12625 da Dashboards, ou seja, mesmo offline, o console será
atualizado e terá a lista dos jogos AP 2.5 incrementada. Esta é a mesma
atualização de 19/01 que incluiu, CoD:BO, CoD MW2 e Halo Reach na lista.
ENTÃO, PARA JOGOS DA LISTA AP 2.5 NÃO BASTA ouTER O JOGO ATUALIZADO OU O
LT+. AMBOS SÃO NECESSÁRIOs.
Deixei um parênteses, na verdade um * aberto lá em cima. Como é um
assunto recorrente e poderia se alongar dentro da outra explicação, optei por
fazer uma breve colocação aqui.
Quando se fala de LOG, jogar online ou off-line, muitos se confundem com
dúvidas do tipo: posso jogar o jogo pirata off-line e só com originais online e
não serei banido? Tudo fica bem resumido sabendo que o LOG é único, registra
tudo o que foi executado no console independente se conectado ou não na Live.
Então, o mais importante no console destravado é a procedência do jogo,
saber da sua integridade quanto aos stealths e fidelidade em relação ao
original. Quanto mais 1:1 a cópia for em relação ao original menores as chances
de ter problemas de banimento do console. Não quer correr riscos, não destrave
o console e só use originais.
Optando pelos piratas existirá sempre um risco, mesmo que pequeno.
Fonte: Asapreta
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